sábado, 29 de janeiro de 2011

HOMENAGEM AOS AUSENTES

            Antes de começar essa homenagem, eu gostaria de pedir a todos aqui presentes que tentassem imaginar o céu durante uma noite limpa, sem nuvens. O céu mais estrelado que vocês já viram. Observem a beleza de todos esses pequenos pontos iluminando a escuridão. Não é a toa que estrelas sejam uma imagem poética tão presente na literatura, não é mesmo? O irônico disso é que cientificamente nós sabemos que muitos desses pontos de luz inspiradores de tanta imaginação e de tantos sonhos não existem mais. Terminaram já seu ciclo de existência, e o que vemos é somente a luz que, transmitida de uma longuíssima distância, ainda percorre o espaço. Assim, quando olhamos um lindo céu estrelado, o que vemos é a luz de várias estrelas mortas.
            Bom, eu deveria fazer uma homenagem aos ausentes, mas não o farei. Eu sei que provavelmente todos nós que estamos aqui hoje tivemos alguém que tenha sido essencial em nossas vidas, alguém que nos apoiou, que nos deu carinho e afeto. Alguém que sempre dizia as palavras certas nos momentos em que precisávamos, ou cuja presença silenciosa já era suficiente. Ou alguém que tinha o peculiar talento da implicância, e que nos tirando do sério nos fazia ver que nem tão séria assim é a vida. Enfim, essas pessoas que já não estão em nossas vidas da maneira que gostaríamos que estivessem e cuja falta tanto sentimos não merecem uma “homenagem aos ausentes”. Porque, assim como nossas queridas estrelas, suas luzes estão aqui, bem presentes e visíveis.
            São aqueles sorrisos e olhares que ainda podemos ver, abraços e beijos que ainda conseguimos sentir, palavras que nunca poderemos nos esquecer. Façamos agora nossa homenagem a essas  pessoas sem dúvida bem presentes. Hoje é dia de festa, e nada mais justo do que homenagearmos pessoas tão queridas demonstrando a grande felicidade de termos tido a oportunidade de viver com elas tantos bons momentos. Celebremos hoje e sempre a luz dessas estrelas que vivem em nossas memórias e em nossos corações.

11 comentários:

  1. Esse é o texto da homenagem que fiz na minha formatura. Achei tão bonitinho o que eu escrevi que resolvi postar aqui. Também posto porque quero prestar minha homenagem especificamente a minha vozinha querida que já se tornou uma estrela. Deixo aqui registrada nesse texto a felicidade de ter essa estrela iluminando a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. ah, Tamara, muito lindo mesmo! emocionante, simples e marcante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Tamara, arrasou formaturas assim como homenagens de outras turmas! =) Me orgulho de ter tido a oportunidade e o privilégio de ter você em minha vida! :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa.. acabei de ler essa homenagem, e estou chorando feito uma doida...sera que posso usala para a minha formatura?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tamara.
    Gostaria da sua autorização para usar este texto em minha formatura.

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostaria da sua autorização para usar seu texto

    ResponderExcluir
  7. Ei Tamara! Boa noite! Gostaria de pedir autorização para usar trechos do seu texto em minha colação de formatura. Seria possível? obrigada

    ResponderExcluir
  8. Aff que lindo! To pedindo autorizaçao pra usar tb...

    ResponderExcluir
  9. Oi, gostaria da sua autorização para usar seu texto.

    ResponderExcluir